De Onde Tiram a Idade das Estrelas?

No post passado, comentei sobre a composição dos corpos celestes e como os astrônomos fazem para determinar esses dados. Hoje trago outra curiosidade: Como determinam a idade das estrelas?

Os astrônomos sabem que as estrelas desaceleram com o tempo, mas o problema é que até recentemente, havia poucos dados para permitir cálculos exatos. Foi quando uma equipe de pesquisadores americanos, resolveu medir a velocidade de rotação de estrelas que têm mais de um bilhão de anos. Com estas observações foi descoberto a solução para um desafio de longa data, permitindo que fosse estimado a idade de uma estrela com uma margem de erro de 10%.

Esta solução de medir a rotação foi proposta pela primeira vez em 1970 e foi apelidada de “girocronologia” em 2003.

Porém este método aplica-se a “estrelas frias”, estrelas de tamanho semelhante ao nosso, ou mesmo menores. Esse tipo de astro são as estrelas mais comuns na nossa galáxia e vivem muito tempo. Estrelas frias também são os astros centrais para a grande maioria dos planetas que se assemelham à Terra.

A maioria das propriedades de uma estrela como o nosso sol contando o tamanho, massa, luminosidade e temperatura, se mantêm as mesmas durante a maior parte de sua vida. Isso faz com que descobrir a idade de uma estrela acaba sendo um pouco complicado.

Pelo que se pode perceber, no papel é um método simples, mas na verdade os cálculos junto com os dados visuais adquiridos das estrelas é que são a parte complicada e que pode dar uma lousa de cálculos.

Um pouco mais sobre:

Artigo com mais detalhes o assunto (em inglês): Scientific American

Anúncios

2 comentários sobre “De Onde Tiram a Idade das Estrelas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s