Chauvet – Uma Viagem no Tempo

A Caverna de Chauvet, também conhecida como Chauvet-Pont-d’Arc, está localizada na França. É considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Lá se encontram as pinturas rupestres mais antigas encontradas até hoje, as datações realizadas revelam que as pinturas têm de 30 mil a 40 mil anos de idade.

Situada a 25 metros abaixo do solo em uma colina calcária do sul da França, estimasse que a caverna permaneceu fechada por nada mais nada menos que 23 mil anos, devido a um deslizamento de pedras que bloquearam a sua entrada, tal situação impediu alterações climáticas no interior da caverna que contribuíssem para a deterioração das obras de arte presentes em seu interior. A caverna conta com inúmeras salas e galerias ao longo de 800 metros, e de até 18 metros de altura.

No total, a galeria possui mil desenhos, sendo 435 as que representam animais, 65 delas são pinturas de rinocerontes, 74 leões e 66 mamutes e até artes de panteras são encontradas, gravados nas paredes e estalactites por quase toda a extensão da caverna. Nas demais pinturas é possível observar mãos em negativo e positivo, representações do sexo feminino. Nos desenhos de animais, notasse a representação de movimento, impressionando pela complexidade artística em um período tão longínquo da existência das pessoas.

Os vestígios arqueológicos, paleontológicos e artísticos da gruta ilustram a frequência da caverna para as práticas culturais e ritualísticas. Também existem pegadas de ursos no solo da gruta indicando que esses animais provavelmente hibernavam na caverna.

Infelizmente devido as deteriorações por conta do dióxido de carbono, gerado pela respiração dos visitantes, a caverna de Chauvet nunca foi aberta ao público. Por conta disso, a caverna foi trancada com uma porta blindada, fechando a única entrada do local, em acréscimo, também foi instalado um moderno de sistema de vigilância para o acompanhamento climático do interior. Este ano (2015) foi inaugurada uma réplica na região, batizada de “Caverna do Pont-d’Arc”, permitindo assim que qualquer pessoa possa admirar as riquezas contida na caverna original de forma muito fiel.

Aqui algumas fotos de algumas das principais pinturas:

Caverna Chauvet

Chauvet 1

Chauvet

Caverna Chauvet - 2

Chauvet - 3

ours-chauvet

Leões-caverna-chauvet

cave-painting-chauvet

Fico imaginando, o quão fantástico deveria ser visitar a caverna original, que “atmosfera” deve existir por lá. Imaginar como era a vida naquela época, as crenças e o tipo de sociedade, e notar de onde viemos e parar para pensar: Para onde e como estamos indo?

Um pouco mais sobre:

Site francês oficial da caverna (em francês, inglês e espanhol): Archeologie Culture

Outros detalhes: Wikipédia

Documentário completo sobre a caverna: Canal Prof. Marcelo Freire

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s