A Estrela Mais Antiga

A estrela nomeada de HD 140283 e apelidada de “Matusalém”, é a mais antiga estrela observada até o momento. Os dados atuais revelaram que ela tem 14,5 bilhões de anos, com uma margem de erro inferior a 800 milhões de anos. Isso faz com que Matusalém seja um pouco mais jovem que o Big Bang, que por sua vez tem 13,8 bilhões de anos.

hd140283

Porém as estimativas anteriores de observações que remontam aos anos 2000, feitas pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o satélite Hipparcos, indicavam que a estrela tinha 16 bilhões de anos. Essa idade apresentava um dilema potencial para cosmólogos, já que batia contra com a idade do Big Bang, a de 13,7 bilhões anos. Felizmente as novas estimativas da idade de HD 140283, realizadas através do Hubble, reduziram a incerteza da medição anterior, de modo que a idade da estrela agora condiz com a idade do universo.

O astro já era conhecida há mais de um século e por conta de sua alta velocidade, de ‪1.287.360 de km/h, prova que a estrela é simplesmente uma visitante nas redondezas de nossa vizinhança estelar. Sua órbita a leva através do plano da nossa galáxia, até o Halo Galáctico e acabará por efeito estilingue, voltar novamente para atravessar a Via Láctea. As estrelas do halo estão entre os primeiros habitantes da nossa galáxia e representam coletivamente a população mais antiga de estrelas, como o nosso Sol, que se formou no final do disco.

Galaxia-Halo

Isto significa que a estrela Matusalém foi formada em um momento muito longínquo, antes do universo ser largamente povoado com elementos mais pesados, forjados dentro das estrelas através de nucleossíntese. A estrela HD 140283 tem uma anêmica concentração de 1/250 de elementos pesados em comparação com o Sol e com outras estrelas da vizinhança. Matusalém pode ser vista com binóculos na Constelação de Libra e se encontra nos estágios inicias de expansão típicos de uma estrela anã vermelha. O Hubble determinou que ela está a 190,1 anos-luz de distância da Terra.

Para os cientistas, a HD 140283 faz parte de uma segunda geração de estrelas, criada após o Big Bang, por conter elementos mais pesados. A primeira geração se formou a partir do gás primordial, que contém baixas quantidades de elementos mais pesados que o hélio. Acredita-se que elas se originaram algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang. Os primeiros astros morreram milhões de anos depois, explodindo em uma sucessão de supernovas, e foram substituídos centenas de milhões de anos depois por estrelas como a HD 140283.

mais-velha-luz03

Outras Informações:

Sobre o Halo Galáctico: Wikipédia

O que é Nucleossíntese: Wikipédia

Mais informações sobre Hipparcos: Wikipédia

Anúncios

Um comentário sobre “A Estrela Mais Antiga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s