Afinal, O Que São Ondas Gravitacionais?

Na teoria da relatividade geral de Einstein, a gravidade é tratada como um fenômeno resultante da curvatura do espaço-tempo. Esta curvatura é causada pela presença de massa. Massa essa que geralmente, quanto mais em um dado volume de espaço, maior será a curvatura do espaço-tempo aos arredores deste corpo. Em outras circunstâncias, a aceleração de objetos, são capazes de gerar alterações nesta curvatura, que se propagam para fora, na velocidade da luz, em forma de onda. Estes fenómenos de propagação são conhecidos como ondas gravitacionais.

Em 25 de novembro de 1915, Albert Einstein apresentou à Academia Prussiana de Ciências a versão final de suas equações de campo, que descreviam como a matéria produz gravidade e a influência da gravidade sobre a matéria. E as ondas gravitacionais, basicamente feixes de energia que distorcem o tecido do espaço-tempo, o conjunto de quatro dimensões formado por tempo e espaço tridimensional, da mesma forma que uma bola de boliche pesada irá distorcer um trampolim por exemplo.

Quando onda gravitacional passa por um observador distante, ele irá notar o espaço-tempo distorcido por esses efeitos. As distâncias entre os objetos, aumenta e diminui ritmicamente como o passar da onda. Isto ocorre apesar de tais objetos livres nunca ser submetidos a uma força desequilibrada. A magnitude deste efeito diminui inversamente com a distância a partir da origem. Sistemas binários de estrelas de nêutrons, são ditos como uma poderosa fonte de ondas gravitacionais, devido à muito grande aceleração da sua massa à medida que orbitam uma a outra. No entanto, devido às distâncias astronômicas para essas fontes de observações, quando medidos da Terra, acaba sendo muito ínfimo os dados que se pode conseguir.

Os projetos como LISA ou LIGO, entre outros, surgiram na esperança de detectar essas ondas e validar a última grande previsão de Einstein. Que se mostrou verdadeira, consolidando ainda mais o brilhantismo desse cientista.

 

Links:

Projeto LIGO: Wikipédia

Projeto LISA: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s